Uma iniciativa para valorizar a Agropecuária Brasileira

O Observatório da Agropecuária Brasileira é um projeto estratégico corporativo do Mapa. Foi concebido e implementado pela equipe da Ministra Tereza Cristina como parte de um conjunto de iniciativas estruturantes dedicadas a equacionar os principais desafios da agropecuária brasileira.

Nosso Objetivo

O Observatório da Agropecuária Brasileira objetiva fortalecer a integração e a gestão, além de aprimorar o acesso e o monitoramento dos dados e informações de interesse estratégico para o setor agropecuário e para o Brasil. Busca, também, disponibilizar soluções inovadoras de tecnologia da informação e comunicação, de modo a subsidiar processos de tomada de decisão do Ministério e dos demais usuários do setor público e privado, do terceiro setor e da sociedade.

Impactos e Benefícios

Informações organizadas e integradas para subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas

O Observatório trabalha em análises, na integração de bases de dados geoespaciais do setor agropecuário, na geração de informações assertivas e na apresentação de Modelos de Cenários Estratégicos para as operações futuras do Mapa. Esse processo é realizado através de painéis digitais dinâmicos, com a tecnologia de business intelligence – BI, a partir de uma visão sistêmica das áreas técnicas e negociais para a tomada de decisão estratégica dos gestores do Mapa. 

O projeto favorece à automatização dos processos para análise de dados e geração de informações estratégicas, permitindo maior eficácia na elaboração, na implementação, no monitoramento e na avaliação de ações e das políticas públicas de interesse do Setor Agropecuário.

Colaboração para o aprimoramento da disponibilização de informações estratégicas para a sociedade

A infraestrutura física do Observatório em operação no Mapa possui recursos tecnológicos de última geração para construção, acesso e gestão de painéis dinâmicos de dados e informações da agropecuária brasileira.

O projeto disponibiliza soluções inovadoras de tecnologia da informação e comunicação, permitindo a visualização simultânea de um robusto conjunto de fontes de dados e informações atualizadas e consolidadas, que complementam o entendimento das cadeias produtivas do setor.

Conta, ainda, com intensa interação entre empresas (públicas e privadas), startups e universidades, para proporcionar e impulsionar resultados. Além disso, promove o acesso aos produtos meteorológicos e climáticos para a minimização dos riscos no agronegócio.

Aperfeiçoamento do ambiente de negócios, tornando-o mais competitivo, transparente, previsível e simples

Amplamente pautado no uso de sistemas eletrônicos, o projeto promove o fortalecimento do sistema de monitoramento e gestão de dados agrícolas do Brasil.

Contribui positivamente para identificação de soluções para aperfeiçoamento da coleta de informações, buscando evitar a duplicidade de dados e garantindo facilidade, agilidade e integridade no processo para os usuários.

Aumento da eficiência e produtividade da administração pública

A implantação do projeto reduz o tempo de trabalho de funcionários e colaboradores do Mapa e de suas instituições vinculadas no acesso e na análise das bases de dados de seu interesse, bem como na consolidação de resultados imprescindíveis para tomada de decisão. Isso reduz a probabilidade de erros, o que incrementa a eficiência das instituições.

Linha do Tempo

Inauguração Oficial

Realizada a inauguração oficial com a presença do Presidente da República.

1
2
Portfólio de dados do Observatório

Realizado o mapeamento dos bancos de dados do Mapa e de suas entidades vinculadas, catalogando mais de 200 bases de dados.

Oficina de requisição de dados estratégicos

Realizada em Brasília, a oficina reuniu 9 instituições ligadas ao tema com o objetivo de definir as primeiras bases de dados a serem trabalhadas nos painéis do Observatório.

3
4
Jornada de Inovação

4 Design Sprints e 22 entrevistas (UFLA, CGIE, demais atores do Mapa e Atores Externos)

Lançamento do Portal

Disponibilizado o primeiro ponto de acesso digital do Observatório.

5

observatorio.mapa@agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Esplanada dos Ministérios Bloco D - Brasília, DF, 70043-900

Scroll to top