Gigante pela própria natureza:
Bases de dados e informações da agropecuária brasileira sistematizadas e disponibilizadas em blocos temáticos

Plataforma Estatística

A Plataforma Estatística é um ambiente do Observatório que disponibiliza informações de interesse da Agropecuária Brasileira, por meio de dados numéricos, tabulares e representações gráficas acerca dos diversos temas abordados. A Plataforma está organizada com filtros por período, estratificações a nível nacional, estadual e municipal, além de dados quantitativos e qualitativos. Os dados são disponibilizados por fontes oficiais, abertos ao público, com uma abordagem profunda das variáveis apresentadas, em diferentes níveis, permitindo ao usuário melhor interação e estudo das informações selecionadas.

Plataforma Geoespacial

A Plataforma Geoespacial é um ambiente do Observatório dedicado à integração de dados e informações territoriais de interesse da Agropecuária Brasileira, através dos quais os dados geoespaciais podem ser visualizados e construídos de acordo com a necessidade e interpretação dos usuários. A plataforma está organizada por ambiente de visualização de camadas, relatórios quantitativos e painéis temáticos que detenham qualquer tipo de atributo e representação cartográfica dos dados. A Plataforma Geoespacial dispõe de diversos bancos de dados georreferenciados de fontes oficiais, abertos ao público, em um mesmo ambiente e com ferramentas de interatividade acopladas.

Agricultura Familiar

O painel da agricultura familiar do Observatório da Agropecuária Brasileira dispõe, por meio das visões geoespacial e estatística, de informações de apoio às estratégias de inclusão social e produtiva para a geração de renda de agricultores familiares. Destaca-se nesta versão a disponibilização de gráficos, mapas e relatórios tocantes à Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), compondo uma plataforma panorâmica sobre o perfil do agricultor familiar, as propriedades, atividades principais, o uso da terra, principais produtos e entregas realizadas por meio de política agrícola, resultando em um conjunto amplo de informações deste importante segmento.

Agropecuária Sustentável e Meio Ambiente

O painel Agropecuária Sustentável e Meio Ambiente foi estruturado a partir dos dados disponibilizados pelos parceiros estratégicos e, também, dos dados de acesso público. Nesse ambiente é possível obter informações consolidadas, as quais são extraídas por meio de cruzamentos espaciais e tabulares entre bases de dados e apresentadas tanto espacialmente quanto no formato de relatórios com números e gráficos. O painel é atualizado regularmente e poderá ser acrescido de novas bases de dados e informações sempre que houver demandas do setor e, prioritariamente, do Mapa.

Aquicultura

O painel temático da aquicultura possui informações da produção de peixes, camarões e moluscos (em toneladas), alevinos de peixes, larvas de camarão e sementes de moluscos (em milheiros), bem como o valor (R$) da produção desses e de outros animais (rã, jacaré etc.). Essas informações podem ser pesquisadas por espécies, ano, região, estados e municípios, acompanhando o levantamento realizado pelo IBGE, na Produção da Pecuária Municipal - PPM. A plataforma tem por objetivo permitir o direcionamento das ações e políticas públicas para o desenvolvimento da cadeia aquícola, assim como, impactar positivamente no setor proporcionando transparência e possibilitando novos investimentos, disponibilizando o acesso das informações aquícolas de forma ágil e fácil aos usuários/interessados.

Assistência Técnica

O Painel da Assistência Técnica do Observatório da Agropecuária Brasileira dispõe, por meio da Plataforma Geoespacial, de dados da assistência técnica prestada no território nacional. Destaca-se nesta versão a disponibilização de mapas, gráficos e relatórios gerados a partir do cruzamento de importantes bases de dados do setor, compondo uma plataforma dinâmica sobre a distribuição dos atendimentos prestados, assim como as atividades principais assistidas, resultando em um conjunto inédito de informações deste importante segmento.

Assuntos Fundiários

O painel de assuntos fundiários tem como propósito dispor de informações claras acerca da temática fundiária no território nacional. Assim, o painel conta com duas plataformas, sendo elas: geoespacial e estatística. A plataforma geospeacial possibilita a visualização de camadas de imóveis certificados públicos e privados, áreas embargadas e informações do Cadastro Ambiental Rural- CAR, permitindo o cruzamento de dados e emissão de relatórios. Já na plataforma estatística, é possível obter informações sobre a titulação em glebas públicas federais e em assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- Incra. Ainda, é possível verificar os dados acerca das aquisições de terras por estrangeiros e o acompanhamento do programa do governo federal Titula Brasil, criado pela Portaria Conjunta nº 1 de dezembro de 2020, da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (SEAF) e Incra, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional da Autarquia Agrária, nos procedimentos de titulação. Os filtros aplicados no painel oferecem a visualização por período, região, unidade federativa e município (verificar a troca dos municípios pela SR), permitindo uma análise do desempenho titulatório de cada região, bem como viabiliza visão detalhada e personalizada das atividades fundiárias, sendo possível acompanhar a evolução e os principais desafios da temática fundiária em nosso país.

Crédito Rural Público

Para consulta de informações sobre o crédito rural público, este painel temático disponibiliza, de maneira consolidada e interativa, os dados oriundos do Sicor – Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro, do Banco Central do Brasil -, para quantidade e valor dos contratos em quatro finalidades: custeio, investimento, comercialização e industrialização. Os filtros aplicados no painel oferecem a visualização por Período, Fonte de Recurso, Programa, Subprograma, Atividade, Região, Estado e Município, permitindo uma análise do desempenho do crédito rural público e visão detalhada e personalizada dos dados e informações estruturadas, conforme a necessidade e demanda de cada usuário.

Fertilizantes

O Painel de Fertilizantes do Observatório da Agropecuária Brasileira reúne as diversas informações acerca do setor em um mesmo ambiente. Por meio da plataforma estatística integramos as bases de dados compartilhadas pelo MAPA, CONAB, ME, MRE, FAO e ANDA, e disponibilizamos ao usuário um ambiente de acesso fácil e rápido, adequado às práticas de usabilidade e experiência do usuário. Nessa primeira versão do painel estão disponíveis gráficos, tabelas e mapas, contendo importantes informações do setor de fertilizantes, como importação, exportação, lista de fornecedores, totalizações, entre outras.

Produtos Agrícolas

O painel de produtos agrícolas do Observatório da Agropecuária Brasileira congrega em um mesmo ambiente importantes informações sobre crédito, cultivo, disponibilidades e mercado interno e externo das principais culturas agrícolas brasileiras, possibilitando uma visão panorâmica dessas culturas. As informações consolidadas são oriundas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Banco Central do Brasil (Bacen), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Economia (ME), além do Mapa. Inicialmente, estão disponíveis para a Versão 1.0 deste painel os dados das culturas agrícolas arroz, café, feijão, milho, soja e trigo.

Programa Nacional de Solos do Brasil

Os solos do Brasil estão passando por uma promissora fase de refinamento e melhoria de escala de mapeamento e inventário, bem como de consolidação das pesquisas e bases espaciais já disponíveis, por meio da ampla integração setorial e institucional do PronaSolos – Programa Nacional de Solos do Brasil. O painel temático do PronaSolos no Observatório apresenta, de maneira interativa, as bases de dados espaciais de solos em nível nacional, atualmente disponíveis no Brasil em escala 1:250.000, permitindo a visualização estatística do percentual de área ocupada no Brasil e em cada Unidade da Federação.

Sistema Brasileiro de Inspeção

O Painel do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários - SISBI, dispõem, em sua primeira versão, de informações sobre os serviços de inspeção de produtos de origem animal Estaduais, Distrital e Municipais, individual ou vinculado a consórcios públicos de Municípios, bem como dos estabelecimentos e produtos registrados nesses serviços e cadastrados por eles no sistema eletrônico e-SISBI. Através do Painel, o usuário poderá dispor das informações públicas, por meio de gráficos, mapas ou planilhas, construídos com base nos cadastros efetuados pelos referidos serviços de inspeção e estabelecimentos, e pelo próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa. As informações podem ser úteis para os serviços de inspeção oficiais e demais órgãos fiscalizadores, serviços de extensão rural, certificadores, empreendedores, educadores, pesquisadores e qualquer cidadão interessado. Com isso, o Mapa busca contribuir cada vez mais com a gestão e maior transparência no âmbito do SISBI.

Zoneamento Agrícola de Risco Climático

O painel temático do ZARC tem como propósito apresentar as informações consolidadas de todas as portarias do zoneamento para cada cultura, grupo, período do ano e tipo de solo. Esses dados também estão disponíveis no portal de indicadores da agricultura, gerenciado pela Coordenação de Risco Climático – Departamento de gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa). O painel oferece, ainda, ferramentas integradas, com o intuito de promover maior usabilidade e intuitividade na interpretação da informação, centralizando a tábua de risco, a relação de cultivares e também mapas de visualização dos dados por município, estado e região.

observatorio.mapa@agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Esplanada dos Ministérios Bloco D - Brasília, DF, 70043-900

Scroll to top