Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Anater foi constituída com a proposta de promover, coordenar e implementar programas para o fortalecimento e sustentabilidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil, com vistas à inovação tecnológica e a apropriação de conhecimentos científicos de natureza técnica, econômica, ambiental e social.

Entre suas finalidades, está a promoção do sistema de pesquisa agropecuária e do sistema de assistência técnica e extensão rural, fomentando o aperfeiçoamento e a geração de novas tecnologias. Além disso, realiza o credenciamento e a creditação de pessoas físicas e jurídicas prestadoras de serviços de assistência técnica e extensão rural.

Um dos desafios da Anater é o de reorganizar o sistema de assistência técnica e extensão rural (ATER) para garantir mais acesso ao serviço aos produtores de todo o Brasil, especialmente aos agricultores familiares, que são responsáveis por cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

+ 6.8 mil
Agentes de ATER formados
+ 100 mil
Famílias foram beneficiadas pela Ater
45
gestores de ATER foram formados em 2019
+ 1.2 mil
Empreendimentos da agricultura familiar assistidos no Programa Mais Gestão
Ano: 2020

Anater e o Observatório

Concentrada na viabilização e qualificação do serviço de ATER em todo território nacional, a Anater tem participação importante no Observatório da Agropecuária Brasileira, disponibilizando dados acerca dos contratos firmados entre a Agência e as entidades prestadoras de serviços de ATER.

A integração dessas informações às de outras bases do Observatório possibilitará a composição de painéis e mapas voltados à análise do comportamento da assistência técnica em todo o país, da aplicação de técnicas que contribuam para o desenvolvimento rural sustentável e do monitoramento do desenvolvimento das culturas como resultado dos trabalhos de qualificação.

observatorio.mapa@agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Esplanada dos Ministérios Bloco D - Brasília, DF, 70043-900

Scroll to top