Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal ligada ao Ministério da Economia, que tem como missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente. Além disso, a instituição é responsável por executar a estratégia estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para manter a inflação sob controle. Para garantir o cumprimento desses importantes mandatos, a autarquia tem adotado as melhores práticas de governança pública e reforçado, continuamente, seus valores institucionais.

Por meio da disponibilização de dados em sua posse, o Banco Central do Brasil participa da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e acredita que essa divulgação gera inúmeros efeitos positivos à sociedade: fomenta o controle social; racionaliza gastos; e estimula a inovação em setores que prestam serviços aos cidadãos. O intuito é ampliar e aprimorar a transparência ativa por meio da abertura de dados públicos, com eficiência e qualidade, de forma a contribuir para reforçar a credibilidade e o cumprimento da missão institucional do Bacen, bem como fomentar o controle social, o aperfeiçoamento da integridade e da governança pública, a redução de custos e a participação social.

Banco Central do Brasil e o Observatório

Na Agricultura e Pecuária, principal matriz econômica brasileira, uma parte considerável da movimentação de recursos de financiamento da produção brasileira é registrada e monitorada pelo Banco Central, por meio do desenvolvimento, manutenção e evolução do Sicor - O Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro. O Sistema registra todas as operações de crédito rural deferidas pelas instituições financeiras integrantes do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), bem como as dos enquadramentos de empreendimentos no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). 

A partir da disponibilização e dos ajustes dos serviços de integração dos dados abertos pelo Banco Central, o Observatório da Agropecuária Brasileira atualiza automaticamente, consolida e disponibiliza as informações sobre o desempenho do crédito rural brasileiro, em todas as finalidades, programas, subprogramas e categorias de classificação.  Isso possibilita a interpretação inclusive dos investimentos do Governo Federal em políticas públicas de fomento específicas. Aplicando modernas técnicas de usabilidade, bem como ferramentas de interpretação e apresentação gráfica dos dados de estatística descritiva, o Observatório da Agropecuária Brasileira torna acessíveis à sociedade, em painel temático específico, os dados sobre o desempenho do crédito rural no Brasil em conjunto com outras informações estratégicas para a Agropecuária Brasileira.

Outros parceiros

observatorio.mapa@agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Esplanada dos Ministérios Bloco D - Brasília, DF, 70043-900

Scroll to top