Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é uma autarquia federal cuja missão principal é executar a reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional. 

Criado pelo Decreto nº 1.110, de 9 de julho de 1970, o Incra tem o objetivo de possibilitar uma distribuição de terra mais igualitária, realizar a justiça social e fomentar o desenvolvimento social e econômico do campo, com ações e programas que assegurem a oportunidade de acesso à propriedade de terra, condicionada à sua função social. 

Atualmente, o Instituto está em todo o território nacional. Tem 29 superintendências regionais e 49 unidades avançadas e busca ser referência internacional em soluções de inclusão social. Conta também com parcerias com governos estaduais e prefeituras, aos quais oferece instrumentos que viabilizam a chegada dos serviços de autarquia aos produtores rurais e a transformação de sua realidade e a de suas famílias.

9.3 mil
assentamentos

87.9 mi
de hectares do território nacional

973.5 mil
famílias vivem nos assentamentos

Ano: 2020

Incra e o Observatório

O Incra possui bases de dados muito relevantes para a gestão eficiente da agropecuária do país, como o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Elas têm caráter estrutural, pois seus dados são cruzados com os de outras instituições, o que gera informações capazes de qualificar políticas públicas, servindo como instrumento de fiscalização.

A parceria do Instituto com o Observatório, que se inicia com a utilização dos dados do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), é fundamental para a obtenção de informação segura e consolidada, já que visa assegurar que essa e outras bases do próprio Incra e de outros parceiros sejam estudadas, integradas e disponibilizadas.

observatorio.mapa@agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Esplanada dos Ministérios Bloco D - Brasília, DF, 70043-900

Scroll to top