Instituto Nacional de Meteorologia

A missão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é prover informações meteorológicas à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País. Essa tarefa é alcançada por meio de monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima, que se fundamentam em pesquisa aplicada, trabalho em parceria e compartilhamento do conhecimento, com ênfase em resultados práticos e confiáveis.

São atribuições do Inmet: elaborar e divulgar, diariamente, em nível nacional, a previsão do tempo, avisos e boletins meteorológicos especiais; promover a execução de estudos e levantamentos meteorológicos e climatológicos aplicados à agricultura e outras atividades correlatas; coordenar, elaborar e executar programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas e de acompanhamento das variações climáticas ; estabelecer, coordenar e operar as redes de observações meteorológicas e de transmissão de dados, inclusive aquelas integradas à rede internacional; propor a programação e acompanhar a implementação de capacitação e treinamento de recursos humanos, em atendimento a demandas técnicas específicas.

O Inmet representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) e, por sua delegação, é responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e pelos demais centros meteorológicos que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.

770
estações meteorológicas
10
distritos federais
Ano: 2020

Inmet e o Observatório

No Observatório da agropecuária brasileira, o Inmet abriga os sistemas e as aplicações do Observatório na infraestrutura de tecnologia da informação do Instituto. Contribui, também, com a divulgação de informações através de modernos e seguros serviços automatizados de consulta e compartilhamento de dados meteorológicos.

observatorio.mapa@agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Esplanada dos Ministérios Bloco D - Brasília, DF, 70043-900

Scroll to top