Serviço Florestal Brasileiro

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão especializado em Florestas e vinculado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa, tem a missão de promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal no Brasil, tornando a agenda florestal estratégica para a economia do país. Tem a missão institucional de ser reconhecido pela inovação, agilidade e qualidade na implementação de políticas públicas, além de prestar serviços para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas agropecuárias. Atualmente, o SFB desenvolve, alimenta e administra diversas bases de dados para as estratégias de desenvolvimento agropecuário e florestal sustentável no Brasil.

É mantenedor do SNIF - Sistema Nacional de Informações Florestais, que centraliza dados sobre a produção florestal, e do Inventário Florestal Nacional (IFN), com base de dados primários sobre a vegetação e as variáveis sociais e de meio físico relativas às florestas nativas do Brasil.

Além disso, o IFN oferece informações a respeito das concessões florestais. Destaca-se, entre elas, o banco de dados do Sicar - Sistema de Cadastro Ambiental Rural, por meio do qual os produtores rurais brasileiros, de maneira autodeclaratória, disponibilizaram informações 100% georreferenciadas sobre o perímetro e disponibilidade de vegetação nativa em suas posses e em propriedades rurais. Nele, inserem-se também dados sobre o macroplanejamento de uso do solo no imóvel rural, com a identificação das suas áreas de preservação permanente e reservas legais, sob a égide do código florestal brasileiro (Lei Federal 12.651/2012).

+ 6.5 mi
de imóveis rurais cadastrados no CAR

09
Ações e Programas

+ 310 mi
de hectares de florestas públicas no país

Ano: 2020

SFB e o Observatório

Em interface com o Observatório da Agropecuária Brasileira, o SFB/Mapa se configura como instituição muito relevante e estratégica, considerando que o Sicar é a maior base de dados territoriais sobre imóveis rurais do mundo. Além disso, é um banco de dados primordial, do ponto de vista estratégico, para a definição e o planejamento de políticas públicas pautadas no desenvolvimento rural integrado e municiado das mais modernas estratégias de inteligência territorial e geoespacial.

Dentre as atribuições do Serviço Florestal Brasileiro, alinhadas às diretrizes estratégicas de gestão do Mapa, está ainda o fomento à expansão da cobertura de vegetação nativa, à produção sustentável e à regularização ambiental de imóveis rurais no Brasil. Com base nos dados florestais e territoriais do SFB com cobertura para todo o país, aliados a outras bases de dados integradas no Observatório da Agropecuária Brasileira, serão possíveis análises de tendências e oportunidades para efetivação das políticas públicas, iniciativas de produção rural sustentável e pagamento por serviços ambientais, a partir das florestas em imóveis rurais no Brasil.

observatorio.mapa@agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Esplanada dos Ministérios Bloco D - Brasília, DF, 70043-900

Scroll to top